sábado, 21 de fevereiro de 2009

Nunca desista dos seus sonhos ( Mauricio Martins )

Crônicas & Opiniões | Fonte: Mauricio Martins ( jmauric@click21.com.br ) :: :: 26/01/2009

Lembro como se fosse hoje, o ano era 1972, nós morávamos em Bragança, minha terra natal, Eu tinha então 16 anos, quando minha querida mãe me deu a notícia, era preciso mudar de cidade, meu padrasto recebera uma proposta irrecusável para gerenciar uma transportadora em Belém, ela iria embora junto com meu irmão dois anos mais novo, mas eu precisava ficar, depois dos estudos eu seguiria para a capital Paraense.

A princípio mesmo com uma forte dor no peito de imensa saudade, concordei com ela, eu estava no colegial, não podia deixar meus estudos pela metade e assim aconteceu, durante dois anos morei junto com minha prima recém casada com um americano Michael O´grady, foram dias difíceis, porém de grande aprendizado para minha formação moral, pois todas as coisas ocorridas na minha vida de adolescente fortaleceram meu caráter e assim construí minha personalidade, e foi assim que nasceu dentro de mim um sonho, prometi a mim mesmo que um dia me formaria e constituiria minha família, uma esposa, filhos, uma família unida, onde não haveria separação entre pai e filhos, onde compartilharíamos sempre juntas nossas alegrias e tristezas.

Enfim, no ano de 1974 cheguei à Belém, onde graças a Deus voltava para os braços carinhosos de mamãe, e no mesmo ano fui admitido na Escola Técnica Federal do Pará no curso de Telecomunicações, e logo consegui um emprego para manter meus estudos, fui trabalhar com o Dr.Félix Emanuel Teixeira de Oliveira, um bom homem, grande amigo, o responsável pela mudança de um garoto interiorano com muita vontade de vencer, no homem determinado em ser um cidadão consciente de seus deveres e obrigações para o fortalecimento de uma sociedade justa e fraterna.

Numa manhã de 24 de junho de 1979 cheguei à Imperatriz, após quatro maravilhosos anos em Belém, estudando na Escola Técnica Federal do Pará o curso de Telecomunicações me formei e conseguira ser aprovado em concurso na EMBRATEL, ao consultar minha família e amigos, optei em morar nesta cidade, como precisava fornecer um endereço no meu novo emprego, por indicação de um vizinho conheci a família de uma senhora guerreira e desbravadora em Imperatriz, DOLORES BORGES MACEDO, onde fui muito bem recebido e durante aproximadamente dois meses tive o prazer de morar com esta família, de onde nasceu uma bela e forte amizade até os dias de hoje.

Logo em seguida mudei para a “republica” da Embratel, localizada na Rua Bahia, de novo o desafio de morar sozinho, longe da minha Mãe e Irmão, mas agora por pouco tempo, era chegada à hora de completar meu sonho, construir minha própria família, logo encontrei uma linda jovem e me apaixonei, seu nome INALDA LIMA CORRÊA logo casamos e tivemos nossa primeira filha, Talita Lima Martins, uma linda menina, achei que não precisava de mais nada, era um homem feliz tinha duas belas mulheres, pensava em apenas curtir a vida, mas numa tarde de fevereiro, o inesperado aconteceu, uma tragédia se abateu sobre nós, nossa menina nos deixou, no seu lugar nada mais havia, restava apenas guardar mentalmente seu perfume, foram dias de profunda tristeza e dor, apesar de tudo nunca perdemos nossa fé e esperança, o sonho tinha que continuar e Deus, sempre e somente Ele teve piedade de nós, e nos presenteou com mais quatro filhos, duas meninas Thayná e Bruna e dois garotos gêmeos Pedro Henrique e João Luciano, agora sim minha felicidade estava completa, afinal esta é a minha família “Lima Martins”.

Passados vinte e cinco anos do nosso casamento, tenho orgulho em afirmar isto: Casei para nunca descasar,e embora toda aquela dor de uma intensa saudade volte a machucar meu coração, com a partida das minhas meninas, Thayná e Bruna, ambas em busca dos seus sonhos, Thayná Lima Martins que passou em medicina na UEPA quer se formar em pediatria, cuidar da saúde das criancinhas e um dia ter sua própria família, Bruna Maria Lima Martins cursando Engenharia Ambiental na UEPA e Oceonagrafia na UFPA, quer cuidar do Planeta, melhorar a qualidade de vida da Mãe Terra, lutar para que todos tenham direitos a viver num mundo melhor. Meu filho João Luciano Lima Martins recém aprovado na UEMA em História, busca criar sua própria,quer conhecer outros Países. Vão com Deus filhos e que nossa Nossa Senhora de Nazaré, proteja todos vocês, quando a saudade bater, lembrem-se, estamos aqui, sempre juntos e torcendo muito por vocês, afinal não falei, quando Deus me deu vocês, ELE estava namorando, um belo e feliz destino para todos nós.

“Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor toda a terra, Anunciai entre as nações a sua glória e entre os povos as suas maravilhas.” Salmo 96.

Obs.: Esta crônica é dedicada a minha querida esposa Inalda Lima Martins, sem ela Eu seria um João ninguém, com ela Eu sou ...

Um comentário:

  1. Fico muito feliz por pensar desta forma e aceitar as escolhas dos seus filhos, pois meus pais, apesar de quererem o melhor pra mim, nao me criaram para enfrentar o mundo.Também passei em Medicina em outra cidade e adorei morar fora, resolver minhas dificuldades sozinha, mas meus pais fizeram de tudo pra que eu voltasse pra casa e eu como sou filha única aceitei fazer transferência e hoje moro novamente com eles, mas me sinto como uma ave que teve suas asas cortadas qdo quis voar. Minha mâe vivia chorando, deprimida, triste pq eu estava longe. Me sentia muito culpada com isso e acabei abrindo mão da minha felicidade e crescimento por ela, mas não estou feliz. Parabéns por criarem seus filhos para o mundo.

    ResponderExcluir